ABASTECIMENTO DOMICILIÁRIO DE ÁGUA E REDE DE ESGOTOS

Como posso contactar o serviço de águas e saneamento?
Atendimento sobre o abastecimento de água durante o horário de expediente das 9H00 às 12H30 e das 14H00 às 16H30 no atendimento ao público e apresentar os seguintes documentos: fotocópia do Bilhete de Identidade; - fotocópia do cartão de contribuinte a Secretaria da Divisão de Administração, ou pelo telefone 232 760 300 das 9H00 às 12H30 e das 14H00 às 17H30.

O que é necessário para celebrar Contrato de Fornecimento?
Para celebrar Contrato de Fornecimento de água para habitação são necessários os seguintes documentos: - documento da legitimidade da habitação (ex. escritura, contrato de arrendamento, caderneta predial, licença de habitabilidade); - fotocópia do Bilhete de Identidade; - fotocópia do cartão de contribuinte; - desistência do consumo de água do proprietário anterior (caso exista contador) .
 
Para celebrar Contrato de Fornecimento de água para comércio são necessários os seguintes documentos: - documento do estabelecimento; - fotocópia do Bilhete de Identidade; - fotocópia do cartão de contribuinte.

Para celebrar Contrato de Fornecimento de água para obras são necessários os seguintes documentos: - documento da habitação (licença de obras); - fotocópia do Bilhete de Identidade; - fotocópia do cartão de contribuinte;

Colocação de ramal de água ou saneamento
Deverá preencher impresso próprio disponível no balcão de atendimento ao público e apresentar os seguintes documentos: - um documento da habitação (ex. escritura, contrato de arrendamento, licença de habitabilidade, caderneta predial); - fotocópia do Bilhete de Identidade; - fotocópia do cartão de contribuinte

Desistência do contrato a pedido do consumidor
Deverá preencher impresso próprio disponível no balcão de atendimento ao público e apresentar o seguinte: - contagem para fazer o acerto e pagar o consumo de água até à data da desistência, ou em alternativa o técnico que irá retirar o contador faz a leitura; - caso se aplique é pedida a nova morada/contacto para envio da última factura; - documento (desistência) assinado pelo utente.

Quais as modalidades de pagamento da facturação?
-Débito em conta bancária, pagamento directo ao cobrador quando este vai fazer a cobrança porta a porta (entre os dia 1 e o dia 15) ou então entre o dia 16 a 20 no Arquivo da Câmara Municipal. Passado este dia poderá pagar na Tesouraria da Câmara Municipal (de segunda a sexta-feira das 9H00 às 12H30 e das 14H00 às 16H00, mas neste caso já paga com agravamento). Poderá fazê-lo através de Cheque endereçado ao Tesoureiro da Câmara Municipal e TPA (Terminal de Pagamento Automático).

Em caso de dúvida sobre o correcto funcionamento do contador, o que devo fazer?
Em caso de dúvida sobre o correcto funcionamento do contador poderá, com procedimentos simples, avaliar as condições de fornecimento: - com a torneira de segurança aberta feche todas as torneiras do seu prédio ou fracção. Se o ponteiro ou rolo de cor vermelha  se mover, significa  que há perda de água através das torneiras, do autoclismo ou de uma rotura não visível; - Não se verificando perda de água, encha um recipiente de capacidade conhecida (graduada se possível) e verifique se o ponteiro ou o rolo marcou o volume de água correspondente à sua capacidade. Sempre que detectar qualquer anomalia no funcionamento do contador informe a Câmara Municipal rapidamente, por forma a ser realizada a verificação do mesmo, podendo contactar-nos através do telefone nº 232 760 300 ou dirigir-se aos nossos serviços durante o horário de expediente. Fora deste horário poderá contactar-nos através do nº verde 800 960 123.

Leituras de Contador?
Os contadores são lidos por funcionários da Câmara Municipal de 2 em 2 meses, podendo o consumidor comunicá-la, em caso de ausência, pelo telefone nº 232 760 300 ou directamente nos serviços de atendimento.

Como se lê o Contador?
Devem ser considerados os números com o fundo de cor branca ou preta, devendo ser desprezados os números a vermelho.

O que fazer  em caso de deficiências no abastecimento/roturas na via pública?
No caso de verificar roturas localizadas na via pública ou situações anómalas de abastecimento de água comunique-nos de imediato pelo telefone 232 760 300 ou no atendimento durante o horário de expediente. Restante horário e fim de semana pelo nº verde 800 960 123. 

--1--