DESPORTO

 

Desporto:

A atividade física regular é um dos meios mais indicados para melhorar a saúde dos cidadãos, desde que, devidamente, enquadrada por profissionais competentes e por espaços adequados à prática desportiva. Nesse sentido, o Município para além do apoio que procura dar às associações e coletividades locais, tem desenvolvido uma política de valorização dos diferentes equipamentos desportivos que permite em todas as freguesias dispor de condições, particularmente, atrativas para a prática ou realização de provas e eventos de diversas modalidades. Assim, o concelho conta com várias infraestruturas e equipamentos, como o Complexo Desportivo, os Pavilhões, os Polidesportivos, bem como diversas sugestões para a prática desportiva, como os Percursos de Pequena Rota Municipal, os Parques de Lazer, entre outros.

 

  • Piscinas Municipais:

Atualmente, o desporto assume um papel primordial na qualidade de vida do cidadão, uma vez que é o responsável pela melhoria da saúde e bem-estar. A utilização das Piscinas é destinada a todas as idades e transformou-se num elemento necessário à saúde, à recreação e ao equilíbrio físico e psicológico.

As Piscinas Municipais cobertas, como atualmente se encontram, entraram em funcionamento em 16/11/2015 e incluem as seguintes instalações:

- Uma piscina de 25m x 16m com profundidade entre 1.10m e 1.60m, aquecida.

- Uma piscina de 16m x 8m com profundidade entre 0.70m e 1.50m; aquecida.

À entrada existem ainda a receção, o bar/sala de espera e os sanitários.

Atividades Desenvolvidas: Atividades Aquáticas e Hidroginástica.

Horários (Época 2016/2017)

Taxas de Utilização (Época 2016/2017)

Contactos:

Tel.: 232 099 832

Morada: Piscinas Municipais

 Rua Paulo Bandeira – Olheirão

3680 – 109 Oliveira de Frades

 

  • Pavilhões Desportivos e Polidesportivos: Tanto ao nível das infraestruturas desportivas, como também, ao nível das dinâmicas de cooperação com o associativismo local, o Município procura estar à altura das suas responsabilidades, contribuindo para o reforço e desenvolvimento desta componente da vida da nossa comunidade local.

De realçar a existência dos Pavilhões Desportivos de Arcozelo das Maias e Ribeiradio e dos Polidesportivos de Arca (junto à Escola), Arcozelo das Maias, Carregal (junto à Escola), Destriz (junto à Praia Fluvial), Oliveira de Frades (integrado no Complexo Desportivo), Oliveira de Frades (Rua Francisco Paraíso), Pereiras (junto à Escola), Pinheiro de Lafões (junto ao Parque Desportivo), Quintela, Remolha, Santa Cruz, São João da Serra, São Vicente de Lafões, Sejães, Sobreira, Souto, Varzielas (junto à Escola), Vilarinho e Virela.

 

  • Pavilhão Desportivo Municipal: Trata-se de um moderno e atualizado espaço, no qual o ringue de jogos está preparado para a prática de várias modalidades desportivas como: futsal, andebol, basquetebol, entre outros. É constituído por outras salas onde decorrem diversas atividades físicas, como a ginástica; existem ainda balneários, sanitários e uma bancada.

 

  • Courts de Ténis: O Complexo Desportivo Municipal tem dois courts de ténis, os quais podem ser utilizados para a prática da modalidade.

 

  • Outros: PRM1 – Rota dos Rios e Levadas; o PRM 2 – Rota do Gaia e o PRM3 – Rota dos Cabeços, bem como Diversos Parques de Lazer.

 

A prática desportiva contribui, significativamente, para melhorar a qualidade de vida e a saúde do ser humano. Além disso, através do desporto adquirem-se valores, aprende-se a ter espírito de sacrifício, a superar os limites, a respeitar os outros e a cumprir objetivos, através do esforço, do empenho e da dedicação. A pensar em tudo isto, a autarquia, através do Gabinete de Desporto e Associativismo tem promovido atividades para as diversas faixas etárias.

  • FicActivo - Trata-se de um projeto de atividade física regular, iniciado no ano letivo 2008/2009, que se destina aos munícipes do concelho com idades iguais ou superiores a 55 anos, naturais ou residentes no concelho e abrange duas modalidades/atividades desportivas: Ginástica de Manutenção/Recreativa e Ginástica Aquática. Além das modalidades desportivas, este projeto conta com uma agenda anual diversificada, com atividades como:
    • Baile de S. Martinho
    • Baile dos Reis
    • Desfile de Carnaval
    • Semana da Floresta
    • Festa da Primavera/Desfile de Chapéus
    • Caminhadas
    • Marchas Populares
    • Feira Gastronómica “FicActivo”
    • Passeio
    • Participação no Encontro Cantar as Janeiras, nas Festas do Concelho, entre outros.

 

  • Férias Desportivas: As Férias Desportivas são uma referência no concelho e consistem num evento que mobiliza centenas de crianças do concelho de Oliveira de Frades, ocupando os tempos livres com um vasto conjunto de atividades: ida à praia, futebol, andebol, basquetebol, voleibol de praia, badminton, jogos pré-desportivos, jogos tradicionais, utilização da piscina (jogos aquáticos), Espaço Internet, Biblioteca (jogos didáticos, trabalhos manuais, peças de teatro e dramatizações de histórias), atelier de cozinha, entre outras.

 

  • FESTAND - Festa do Andebol: o Município em parceria com o Andebol Clube de Oliveira de Frades, a Associação de Andebol de Viseu, a Federação Portuguesa de Andebol e o Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades promovem, desde 2007, esta iniciativa que se destina aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo incentivar as crianças para a prática da modalidade de andebol, propiciando-lhes momentos de aprendizagem e convívio.

 

--1--