Ministro da Agricultura, Florestas e Desenv. Rural acompanhou ação de estabilização de emergência pós-incêndio em S. João da Serra


Ministro da Agricultura, Florestas e Desenv. Rural acompanhou ação de estabilização de emergência pós-incêndio em S. João da Serra

 

No dia 29 de novembro, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, visitou a Unidade Baldio do Covelinho (S. João da Serra), onde teve lugar uma ação de estabilização de emergência pós-incêndio, coordenada pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, a Força Especial de Bombeiros (FEB), os Sapadores Florestais da Verde Lafões e o Município.

Esta visita foi acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Frades, Paulo Ferreira, que considerou esta ação de máxima importância, referindo a necessidade de ser aplicada em outras áreas ardidas do Concelho com vista à minimização das perdas de solo e proteção dos recursos hídricos.

Por sua vez, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural garantiu a celeridade na aprovação das candidaturas de apoio a medidas de estabilização de emergência para dar resposta ao problema da erosão dos solos das áreas afetadas pelos incêndios de outubro. Estimou, ainda, que sejam apresentadas, até ao dia 30 de novembro, 20 mil candidaturas para apoio aos pequenos agricultores que tiveram prejuízos até 5 mil euros, prevendo o pagamento até ao final deste ano.

Para além do Ministro da Agricultura, fizeram parte da comitiva o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, o Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves e a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Adelina Martins.

Estiveram, ainda, presentes o Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues; o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho; o Comandante e o Segundo Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil, Miguel David e Rui Nogueira, respetivamente; o Presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus; o Representante da Junta de Freguesia de S. João da Serra, Armando Ferreira, entre outras personalidades.  


Partilhe: