Concurso de vídeo “Partilhe as suas eco ações”


Concurso de vídeo “Partilhe as suas eco ações”

 

Estão abertas as inscrições para o concurso de vídeo "Partilhe as suas eco ações", da Agência Europeia do Ambiente. O prazo para envio dos vídeos termina a 31 de março de 2018.

A iniciativa "Eu vivo verde" convida todos os cidadãos europeus a mostrar a sua criatividade e a partilhar as suas ações para ajudar o ambiente, através de vídeos curtos. Os vencedores de cada categoria receberão um prémio de 1.000€ e o eleito pelo público receberá um prémio de 500€. A votação pública será realizada entre 1 e 31 de maio de 2018 e os vencedores serão anunciados a 5 de junho de 2018.

Os 4 tópicos do concurso são:

 

1. Comida sustentável

A produção de alimentos requer recursos valiosos como a terra e a água. Todas as vezes que desperdiçamos alimentos também desperdiçamos esses recursos. Além disso, os pesticidas e os fertilizantes podem ter impacte sobre o solo e águas subterrâneas. O que faz para reduzir os impactes ambientais dos alimentos no prato?

 

2. Ar limpo

Muitos transportes utilizados na cadeia da atividade para a agricultura libertam poluentes no ar. No entanto, os nossos hábitos diários podem ajudar a melhorar a qualidade do ar e aumentar a nossa própria saúde e qualidade de vida. Quais são as escolhas que faz para contribuir para um ar mais limpo?

 

3. Água limpa

Os nossos lagos, rios e mares estão sob uma série de pressões, inclusive pelas alterações climáticas e poluição. Em muitas regiões da Europa utilizam-se as reservas de água subterrâneas mais rapidamente do que podem ser reabastecidas. Essas pressões têm impactes na natureza e na nossa própria saúde. Como podemos ajudar a manter os recursos hídricos limpos e livres de poluição?

 

4. Desperdício zero

Muitas vezes as coisas que compramos têm uma vida útil limitada, mas há formas de evitar que sigam o caminho do aterro sanitário. Talvez possa mostrar um bom exemplo de reutilização, reparação ou reciclagem.

 

Aceda aqui ao regulamento.

 

Saiba mais aqui.

 

Participe e inspire outros a fazer ainda mais!


Partilhe: