BIBLIOTECA MUNICIPAL

 
Ao aderir à Rede de Leitura Pública Nacional com a construção desta Biblioteca, o município de Oliveira de Frades contribuiu de forma decisiva para o incremento e divulgação da cultura neste Concelho.
 
Esta grande iniciativa que teve a colaboração e participação do então IBL – Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, actual IPLB – Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, veio, sem dúvida alguma, colmatar uma lacuna que persistiu até aos nossos dias.
 
Sabendo todos nós que para se atingirem elevados níveis de desenvolvimento sócio – económico e cultural é necessário investir na educação, na informação, na investigação e na cultura, torna-se imprescindível criar as infra-estruturas e condições necessárias que o permitam. Por este motivo, é extremamente importante que os Autarcas bem como todos aqueles que intervêm directa ou indirectamente na vida pública do país, estejam preparados e sensibilizados, pois só assim poderão prestar o seu contributo de forma positiva.
 
A Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades tem como objectivos fundamentais disponibilizar através dos fundos bibliográficos e audio-visuais, toda a informação possível à comunidade do Concelho. Fomentar actividades de carácter lúdico e cultural de forma a permitir a participação da população na vida activa da Biblioteca, promovendo o hábito e o prazer da leitura e da reflexão.
 
Neste contexto, é importante manter o acervo documental actualizado, aderir às novas tecnologias de informação; dinamizar actividades que promovam hábitos da leitura e colaborar com as Escolas e outras Instituições de carácter educativo e sócio-cultural, para que o combate à ignorância e ao iletrismo possam ser mais eficazes. Para isso, dispõe a Biblioteca de vários equipamentos e serviços em que todos poderão encontrar um apoio muito importante para as suas actividades individuais ou de grupo, qualquer que seja a sua esfera de acção.
 
Alguns dados a registar:
 
1 Bibliomóvel;
1 Sala de leitura para adultos;
1 Zona de leitura de periódicos;
1 Sala de leitura Infanto/Juvenil;
1 Sala do Conto;
1 Salinha de Expressões;
1 Sala de Audio-Visuais;
1 Depósito (com livros antigos);
1 Sala Polivalente;
1 Átrio para exposições temporárias;
3 Postos de acesso à Internet Gratuitos;
15.000 Livros;
75 Periódicos (títulos);
1500 Vídeos;
600 Cd’s;
200 Dvd’s;
2800 Utentes inscritos;
8000 Frequentadores / ano (sem contabilizar visitas de escolas ou grupos organizados).
--1--