Biblioteca Municipal promoveu ação de informação e sensibilização com o biólogo Jorge Paiva


A Biblioteca Municipal promoveu, no passado dia 16 de março, pelas 20h30m, uma ação de informação e sensibilização com o conceituado biólogo Jorge Paiva que abordou o tema: “Os Incêndios e a Desertificação de Portugal Florestal”, no auditório da mesma.

Com o auditório cheio e depois da apresentação do orador convidado pelo Bibliotecário, Manuel Tojal, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, salientou a importância deste tema, desejando que a palestra fosse elucidativa sobre a riqueza que a floresta representa para a nossa sociedade.

Jorge Paiva (Professor aposentado da Universidade de Coimbra) encantou a plateia. Excelente comunicador, continua a realizar palestras e conferências por Portugal e um pouco por todo o mundo. Como cientista e investigador, ainda no ativo, sobretudo na área da Botânica, contribuiu e continua a contribuir para o desenvolvimento da ciência, tendo, ainda, há dias, descoberto mais duas espécies de plantas novas, uma delas uma árvore,  em São Tomé e Príncipe. Defensor do ordenamento do território, é também um grande ambientalista e ecologista. Homem versátil e de uma grande cultura, Jorge Paiva, é também um estudioso da História, da Literatura, especializando-se em estudos Camonianos (Poesia épica e lírica de Camões) e da própria Bíblia, sobretudo nos seus aspetos histórico-científicos.

Homem de grande simplicidade, acessibilidade e sabedoria, está ao dispor de todas as pessoas, comunicando, gratuitamente, tanto para públicos especializados e eruditos como para crianças do pré-escolar. Como ele gosta de referir: "É o meu dever cívico!"


Partilhe: