Dia Mundial da Floresta comemorado nos três concelhos da Região de Lafões


O Município de Oliveira de Frades, em parceria com os Municípios de Vouzela e S. Pedro do Sul promoveu, entre os dias 16 e 22 de março, diversas atividades alusivas às comemorações do Dia Mundial da Floresta com um programa vasto e enriquecedor, onde foram desenvolvidas inúmeras iniciativas. Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, salientou a importância deste evento de caráter intermunicipal, desejando que surjam mais iniciativas noutras áreas. Referiu, também, que após o incêndio que devastou o concelho, é necessário unir esforços para reerguer a floresta.

Ao longo da semana, foram dinamizadas diversas ações de plantação envolvendo todos os níveis de ensino escolar do concelho, seniores com jogos tradicionais relacionados com a temática florestal, um evento C.I.T.O. (Cache In Trash Out) de Geocaching no Campo Escutista de Oliveira de Frades, onde os participantes, de diversos pontos do país, colaboraram na plantação de árvores e, ainda, um vasto programa de atividades desenvolvido com os utentes da ASSOL dos três concelhos, nomeadamente sementeira de bolotas, plantação de carvalhos no Olheirão e uma palestra sobre a preservação e valorização dos espaços florestais.

Após mais um ano desta parceria intermunicipal, onde o sucesso foi evidente pela adesão da população e de várias entidades e associações, espera-se que, neste ano em particular, a mensagem transmitida ao longo das atividades seja o início de uma nova visão e relação da comunidade com a floresta.


Partilhe:

--1--