Biblioteca Municipal promoveu sessão de lançamento do Livro: O “Meu” Caramulo


No âmbito do Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal promoveu, no dia 23 de abril, a sessão de lançamento do livro: O “Meu” Caramulo, de Joaquim Marques, no auditório da mesma.

O Vice-Presidente, Carlos Pereira deu início à sessão, referindo que este livro se enquadra no Projeto de Recuperação das Aldeias do Caramulo juntamente com os concelhos de Tondela e Vouzela.

De seguida, a Vereadora da Cultura, Clara Vieira enalteceu a importância de se assinalar o Dia Mundial do Livro e o facto de esta ação ser de solidariedade para com os Bombeiros Voluntários de Oliveira de Frades, uma vez que na compra de cada exemplar, parte do valor reverte a favor desta Associação.

Por sua vez, o Bibliotecário, Manuel Tojal fez uma breve apresentação biográfica sobre o autor do livro, bem como uma pequena alusão à obra publicada, com um estilo marcado pelas influências da sua vida, das suas origens (Guardão no Caramulo) e ainda por três grandes escritores (Aquilino Ribeiro, Miguel Torga e Eça de Queirós). Os dois primeiros com uma linguagem recorrendo a regionalismos, a descrições pitorescas e Eça de Queirós nos retratos que faz das pessoas e dos ambientes.

Por fim, o autor Joaquim Marques desenvolveu o tema do livro, que de forma romanceada, retrata a vida de três gerações com origens no Caramulo no início do século XX.

Desta forma, viveu-se mais um momento de cultura, partilha e aprendizagem.  


Partilhe: