06-01-2022

Rede para a Construção Circular e Sustentável (R2CS) termina a primeira ronda de visitas aos parceiros


Durante a Fase I do projeto das Redes das Cidades Circulares, foram realizadas visitas a todos os Municípios que integram a parceria R2CS.

As visitas permitiram obter testemunhos diretos dos múltiplos stakeholders que participaram nas reuniões e deste modo capturar uma perspetiva alargada sobre os obstáculos que determinam a adoção de mais práticas de circularidade na economia local e, ainda, conhecer boas práticas já implementadas nos territórios dos parceiros de Rede.

A temática dos resíduos de construção e demolição foi transversal, identificando-se problemas com a implementação do quadro legal vigente e a necessidade de capacitar os stakeholders para a necessidade de adotar metodologias e práticas que promovam a circularidade dos materiais.

A existência de desafios comuns resultou evidenciada, apesar das diferenças geográficas e demográficas de cada um dos Municípios.

A Rede para a Construção Circular e Sustentável  (R2CS) é uma das quatro Redes de Cidades Circulares selecionadas e constituídas no Verão de 2021, orientada em particular para o tema prioritário Urbanismo e Construção e complementarmente para os temas transversais Descarbonização e Contratação Pública.

A R2CS é liderada pela Empresa Municipal Gaiurb Urbanismo e Habitação e conta com os Municípios de Mangualde, Mértola, Oliveira de Frades, Ponta Delgada, Ponte de Sor, Ribeira Brava e Valongo como parceiros. 

 

 


Partilhe: